Disruptores Endocrinos

Disruptores Endócrinos e Alimentação

De forma simplificada, os disruptores endócrinos (DE) são um grupo de substâncias químicas presentes no meio ambiente que podem interferir no sistema endócrino dos seres humanos e de outros animais, afetando a saúde geral, o crescimento e a reprodução.

A exposição aos DE pode se dar de forma ocupacional, ou através da alimentação ou do meio ambiente (água, ar e solo). Importante lembrar que a exposição do ser humano inicia no útero e se estende ao longo da vida.

As substâncias químicas penetram no solo e na água de onde são levadas por microrganismos, algas e plantas e atingem o reino animal, uma vez que animais comem plantas, e grandes animais comem animais menores. Os animais no topo da cadeia alimentar, incluindo os seres humanos, têm a maior concentração destas substâncias químicas ambientais nos seus tecidos.

Várias são as substâncias que possuem a capacidade de afetar o sistema endócrino, tais como, medicamentos veterinários, antibióticos, aditivos sintéticos utilizados em materiais de embalagens, praguicidas, fertilizantes agrícolas, produtos de cloração da água, e metais pesados como chumbo, alumínio e mercúrio. Estes são exemplos dentro de uma longa lista de
contaminantes. Algumas substâncias naturais como os fitoestrógenos também agem como DE.

Em seres humanos podemos listar vários efeitos negativos sobre a saúde como, por exemplo, distúrbios neurocomportamentais, redução da fertilidade feminina e masculina, e o aumento da incidência de vários tipos de câncer. Na população pediátrica os DE podem levar ao aparecimento de puberdade precoce, crescimento ósseo acelerado que reduz a estatura final, efeitos imunotóxicos e neurotóxicos que podem afetar o sistema nervoso central de forma a produzir alterações irreversíveis no seu desenvolvimento.

Relação dos DE com a alimentação

Os praguicidas contaminam o ambiente pela dispersão para o solo, lençol freático e atmosfera. A população pode ser afetada pelo consumo de água, frutas, verduras, legumes, carne, ovos, leite e derivados contaminados.

Os metais pesados podem resultar da utilização de utensílios de alumínio como latas e panelas, alimentos enlatados, aditivos alimentares nos alimentos ultraprocessados, além do sulfato de alumínio usado para o tratamento da água.

Os aditivos de plásticos são encontrados nas embalagens e em rolo de PVC utilizado para cobrir alimentos. As moléculas instáveis desses produtos migram das embalagens e têm maior afinidade por alimentos gordurosos, mas podem  ser encontradas em qualquer alimento industrializado e na água. Aquecido ou congelado, o plástico libera as substâncias tóxicas, especialmente o Bisfenol A, um produto químico usado na fabricação de plásticos e no revestimento interno de latas.

Os aditivos alimentares são qualquer ingrediente adicionado aos alimentos com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, ou sensoriais, durante a fabricação. São exemplos os conservantes como o nitrito, os corantes como a tartrazina e os edulcorantes artificiais (adoçantes artificiais) como a sacarina e o ciclamato. Eles estão presentes na maioria dos produtos industrializados ultraprocessados: produtos light e diet, guloseimas em geral, sorvetes, biscoitos, sopas prontas, macarrão instantâneo, refrigerante, barra de cereal, nuggets, produtos panificados de prateleira, molho pronto, temperos industrializados.

Os fitoestrógenos do tipo isoflavonas são principalmente encontrados na soja e seus subprodutos.

Para a sua segurança alimentar com objetivo de reduzir o consumo dos alimentos contaminados pelos DE:


● Consuma água de natureza higiênica regulada pelos órgãos de fiscalização. Cuidado com as bombonas de envase caseiro.
● Armazene sucos de fruta ácida em garrafa de vidro tendo em vista que o ácido facilita a liberação do alumínio das embalagens tipo caixa. Sempre que possível faça o suco natural em casa e não compre pronto em caixas ou envelopes.
● Não tome bebida quente em copo plástico.
● Não envolva frutas ácidas em papel alumínio.
● Para reduzir o risco de contaminação das hortaliças por agrotóxicos, utilize solução de bicarbonato de sódio a 1% na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água por 20 minutos.
● Prefira os alimentos orgânicos.
● Não aqueça alimentos em potes plásticos no micro-ondas. Use potes de vidro.
● Não guarde alimentos gordurosos em pote plástico.
● Evite alimentos industrializados contendo aditivos alimentares (ler a lista de ingredientes do rótulo). Evite comprar alimentos com uma lista de ingredientes extensa, com mais de 5 ingredientes ou com ingredientes que você desconhece o nome. Consuma alimentos vendidos na sua forma mais natural. Tente não comprar pronto tudo o que você pode fazer na sua casa.
● Coma carne e laticínios de forma moderada.
● Diminua a compra de alimentos enlatados. Abra menos pacotes, envelopes e caixinhas.
● Se você consome soja, use de forma moderada, na sua forma mais natural em grãos, evitando as formas processadas.
● A preferência de consumo de alimentos industrializados diet é para os diabéticos. Se você não é diabético evite.

Dra. Karen Boianovsky - Nutróloga


Print