Adolescente Grvida

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

 


De 01 a 08 de fevereiro/2021, acontecerá a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei n° 13.798/2019. O objetivo é informar a população sobre as medidas preventivas e educativas que reduzem o índice de gravidez nesta faixa etária.

Segundo a OMS, a adolescência compreende a segunda década de vida (10-19 anos) e é uma fase de transição para a vida adulta, representando até 23% dos brasileiros. A gravidez neste período da vida é um problema mundial, sobressaindo-se principalmente nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação nessa fase é uma condição que eleva a chance de complicações para a mãe, o feto e o recém-nascido, agravando problemas socioeconômicos já existentes.

A taxa de gestação na adolescência, em nosso país, fica em torno de 400 mil casos anuais, sendo 28.244 nascimentos de meninas entre 10 e 14 anos. Esses dados requerem medidas urgentes. São diversos os fatores que os explicam; porém, a desinformação sobre os direitos sexuais e reprodutivos é preponderante. Questões psicossociais também contribuem para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso errado de métodos contraceptivos ou a falta dos mesmos.

Um dado relevante é que o lactante até o primeiro ano de vida, quando a mãe é adolescente, têm maior probabilidade de: prematuridade, menor peso, desnutrição e morte
A gravidez na adolescência tem que ser prevenida
A educação e o uso de contraceptivos eficazes fazem a diferença neste panorama. É fundamental que os jovens entendam a importância do comportamento sexual responsável, o respeito ao próximo, a igualdade e equidade de gênero e a proteção da gravidez inoportuna, sempre aliada à prevenção das ISTs e HIV. Organizações como a OMS e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) orientam que os guias metodológicos e operacionais sejam baseados em princípios e valores dos direitos humanos e sexuais, sem distinções étnicas, de gênero, religiosas, econômicas ou sociais.
Por isso, recorrer a informações científicas e aos cuidados recomendados é fundamental. A garantia do desenvolvimento integral na adolescência é uma responsabilidade coletiva, que também depende da união entre família, escola e sociedade para se articular com órgãos e instituições públicas e privadas, visando à formulação de políticas públicas de atenção integral à saúde. Nós, da Clínica Herter, aderimos a essa causa e compartilhamos informação para prevenir!


Print