Menopausa

Mitos e verdades sobre a menopausa

A menopausa chega para todas as mulheres e é a última menstruação da vida da mulher. Ao falar sobre os sintomas dessa fase, muitas pessoas encaram como um problema de saúde, mas, na verdade, não é uma doença e não precisa ser encarada com sofrimento.

Antes da menopausa, existe o climatério, período inevitável e importante, que deve ser encarado como um processo natural. Climatério inicia aproximadamente após os 40 anos, quando o ovário inicia a fase de redução da produção de hormônios. Menopausa é apenas a última menstruação que ocorre em média aos 50 anos, mas pode acontecer desde os 40 anos. Para explicar as principais dúvidas envolvendo o assunto, desmistificamos os mitos e verdades mais comuns, confira!

1. A mulher fica com mais calor - VERDADE!
Sim, as ondas de calor são um dos sintomas mais frequentes nas mulheres. São sensações passageiras, súbitas e intensas de calor na pele, principalmente no tronco, pescoço e rosto. Isso acontece porque há aumento de circulação sanguínea, acompanhada de suor.

2. Há alterações de humor - VERDADE!
É bem normal ocorrer alteração no humor, insônia, cansaço e melancolia.

3. A reposição hormonal é o único tratamento viável - MITO!
A reposição hormonal só é necessária quando há queda na produção de estrogênio com risco de causar doenças mais graves ou sintomas muito intensos do climatóerio. Essa avaliação deve ser feita por um ginecologista e não é indicada automedicação. Existem outros tratamentos não hormonais que amenizam os sintomas, como o uso de fitoterápicos. O uso inadequado de hormônios para reposição hormonal pode causar danos na saúde.

4. É impossível engravidar depois da menopausa - VERDADE!
Depois da menopausa, não tem como engravidar porque há insuficiência ovariana. Levando-se em consideração que já haja 1 ano de ausência de menstruação, será impossível engravidar. Independente disso, é importante sempre utilizar preservativos nas relações sexuais, para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

5. A libido diminui - VERDADE!
Sintomas como secura vaginal, que pode causar dor na penetração e sensação de ardor, são bem comuns. Para aliviar os sintomas, recomenda-se o uso de lubrificantes íntimos à base de água.

6. A menopausa só chega após os 50 anos - MITO!
A menopausa quando antes dos 40 anos é considerada menopausa precoce. A idade da menopausa varia entre os 40 e 55 anos, mas a média ocorre por volta dos 50 anos.

7. A mulher fica mais suscetível a algumas doenças - VERDADE!
A queda hormonal pode aumentar o risco de osteoporose e doenças cardiovasculares, como AVC, infarto e hipertensão. É essencial manter os hábitos saudáveis em dia e visitar o ginecologista para evitar esses problemas.

8. Insônia, depressão e ansiedade são comuns - VERDADE!
O climatério pode causar mudança no humor e no sono pela queda dos estrogênios. Além disso, a sobrecarga mental e física afeta negativamente todo o processo. Nesse caso, pode se expressar com a fadiga, o cansaço, a depressão, a ansiedade e redução do desejo sexual. Praticar exercícios físicos e se alimentar bem é fundamental para amenizar esses sinais, contribuindo no bom humor e na disposição.

9. A aparência da pele, unha e cabelos pode se alterar - VERDADE!
Isso se explica pela redução do estrogênio, que afeta a produção de colágeno, substância que confere elasticidade à pele. Os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele fica com aspecto fino. Esse mesmo motivo explica a queda de cabelo, e as unhas também se tornam mais finas.
Gostou das explicações? Lembre que, quando encarada com acompanhamento profissional e de forma leve, a menopausa pode ser um processo extremamente tranquilo para a mulher. Converse com nossa equipe!