Cadastre-se e receba informações
da Clínica Herter

Av. Independência, 1211 - Cj. 201 - CEP 90035-077 - Porto Alegre - RS - (51) 3311.0671 - 3311.0075

Dez dicas de prevenção à osteoporose
Carla Vanin

Osteoporose é uma doença silenciosa e uma das principais causas de invalidez na velhice. Enfraquece os ossos e acomete principalmente mulheres no período pós-menopausa.

1. Dieta equilibrada: prefira derivados do leite, peixe, vegetais verdes, legumes, frutas. Evite o excesso de café e refrigerantes à base de cola;

2. Faça exercícios físicos: estimule a família e os amigos a fazer o mesmo. Lembre-se: não faça atividade física acima de suas possibilidades;

3. Não fume: o cigarro acelera a perda da massa óssea;

4. Aproveite o sol prefira o horário do início da manhã ou final da tarde. 15 a 30 minutos já trazem benefícios;

5. Beba com moderação: ingestão excessiva de bebidas alcoólicas acelera a perda da massa óssea;

6. Na menopausa: converse com seu ginecologista sobre a necessidade de suplementação hormonal, cálcio e vitamina D;

7. Densitometria mineral óssea: quando indicado por seu médico realiza esse exame e saiba a mensuração de sua massa óssea;

8. Medicamentos: se você usa medicamentos que estimulem o aparecimento da osteoporose, como corticóide, anticoagulantes, hormônio tireoideano, antiácidos, anticonvulsivantes converse com seu médico sobre a necessidade de prevenção;

9. Evitar quedas e acidentes domésticos: revisões freqüentes com o oftalmologista para conferir a graduação das lentes dos óculos praticar exercícios para melhorar o equilíbrio evitando as quedas cuidado com uso de medicamentos que possam causar tonturas evitar objetos que facilitem quedas ou escorregões como pisos encerados e tapetes soltos usar bengala, caso sinta falta de equilíbrio, atenção ao subir escadas , preferir as que tem corrimão evite carregar objetos pesados;

10.Estimule a amamentação: leite materno garante melhor massa óssea no futuro.