Adolecente No Consultorio Menor

1ª consulta

A primeira consulta com o ginecologista é muito importante, mas pode ser bastante difícil para as adolescentes. Por isto, este texto. Aqui encontrarás algumas informações e explicações que poderão ser úteis para aliviar a tensão e entender por que se deve ir ao ginecologista desde o início da puberdade.

A puberdade é o período em que se iniciam as modificações corporais com início do desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos ou masculinos. Nas meninas, o primeiro evento perceptível é o aparecimento do broto mamário e coincide com a aceleração do crescimento. Às vezes pode iniciar com o surgimento dos pelos pubianos.

Essas modificações são decorrentes dos hormônios sexuais (provenientes dos ovários ou testículos) que começam a ser produzidos em maior quantidade. Também atuam no cérebro, e junto com as transformações do corpo, produzem importantes mudanças emocionais. A adolescência é entendida como as mudanças relacionadas ao comportamento e questões emocionais, que na verdade, ocorrem junto com a puberdade, mas se estendem por um período mais longo. É, certamente um momento de crise de identidade, pois está se deixando de ser criança para ser algo novo, em constante modificação, que ainda não se sabe quem. A labilidade emocional é grande atinge também os pais.

Então é importante para a menina entender o que está acontecendo e quais serão os próximos eventos. Esse entendimento é fundamental para uma maior tranquilizarão, entendendo a normalidade e universalidade das mudanças. Todos passarão por esta fase, mas variando muito, as idades em que isso ocorre. Então não se preocupe se você estiver diferente de suas amigas.

Na primeira consulta, além de conversar sobre essas modificações corporais, explica-se sobre a primeira menstruação, o que é e seu significado. A partir desta compreensão abre-se a oportunidade para ir estendendo e aprofundando as informações nas próximas consultas sobre como se engravida, como se dá o desenvolvimento da sexualidade, como se evita a gravidez e os assuntos pertinentes à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hábitos ginecológicos saudáveis e da saúde em geral, de acordo com a maturidade e curiosidade de cada menina.

De qualquer maneira, este vínculo inicial com o ginecologista é muito importante para que se desenvolva empatia, confiança e quebre-se o “gelo”, ou seja, minimize o constrangimento de expor-se na intimidade física e emocional. Mas o exame físico só será realizado se a menina concordar, e se trata apenas de olhar e avaliar o estágio de seu desenvolvimento corporal na puberdade, comprovando a normalidade ou não. Pois existem situações de atraso ou precocidade da puberdade bem como outros problemas que podem ser detectados no exame físico.

A menina pode consultar sozinha ou com acompanhante de sua confiança (pais, irmãs) como desejar. O sigilo médico é um dever do médico, assim como a privacidade. Então, quem decide como será a consulta será a menina. Encoraja-se que na primeira consulta seja com a mãe ou o pai, mas que nas próximas, a menina entre sozinha para que não se constranja de fazer perguntas na presença dos pais, e para inicie a desenvolver o senso de responsabilidade e autonomia sobre o cuidado com seu corpo e sua saúde.


Print