Anticoncepcional

Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

A maioria das mulheres já se perguntou sobre os possíveis efeitos nocivos da pílula anticoncepcional no organismo. Por isso, explicamos os principais mitos e verdades envolvendo o assunto, confira!

1. A pílula pode interferir no desejo sexual.
Parcialmente verdade. Apenas em mulheres muito sensíveis onde ocorra redução de testosterona de maneira significativa, isso pode acontecer. No entanto, existem muitos outros fatores emocionais que afetam a sexualidade feminina. Por outro lado, muitas mulheres relatam melhora do seu desempenho sexual ao usar a pílula, pois se sentem seguras pela sua alta proteção contraceptiva.

2. Anticoncepcional engorda.
Mito. Em geral, não há indícios com o aumento de peso. O que pode ocorrer é a retenção de líquidos, que leva ao inchaço, mas não tem associação com as células de gordura. A dica é aliar uma rotina de exercícios físicos com alimentação saudável. O risco de a pílula engordar é de 1%. É importante lembrar que a entre os 15 e 20 anos de idade, as meninas costumam engordar cerca de 5kg pela puberdade, o que é erroneamente associado ao uso da pílula, caso ela esteja usando essa medicação nesse período.

3. Há riscos de causar infertilidade?
Mito. A pílula age inibindo a ovulação, mas isso só acontece durante o seu uso. Não existe nenhuma evidência científica que comprove relação entre anticoncepcional e infertilidade.

4. O anticoncepcional causa trombose?
Parcialmente verdade. A pílula contraceptiva favorece a probabilidade de formação de micro-coágulos, por isto é associada a um aumento de risco entre 2 e 4 vezes, conforme a formulação. No entanto, em números absolutos o risco é muito baixo (7 a 12 mulheres para cada 10.000 em 1 ano comparado com 1 a 5 em não usuárias, 20 a 30 na gravidez e 40 a 60 no puerpério). Idade, obesidade, sedentarismo e tabagismo aumentam esse risco, assim como outras doenças circulatórias que predisponham a trombose como lúpus, mutação do Fator V de Leiden entre outras.

5. Posso não fazer intervalo entre as cartelas para não menstruar?
Verdade. Se a opção for emendar as cartelas, a pílula não perde sua eficácia. Verifique com sua ginecologista os benefícios e efeitos adversos dessa alternativa.

6. Preciso trocar a marca da pílula conforme o tempo passa?
Mito. Se a mulher está satisfeita com a pílula utilizada, não precisa trocar para outra, pois a eficácia não é comprometida ao longo do tempo.


Print