Promo Instagram Instagram Square Post 49

Você sabe a importância do fígado para a sua saúde?

Você já parou para pensar na importância do seu fígado? Esse órgão é vital, sendo a maior glândula do corpo humano, localizado à direita do abdômen. Ele é responsável por desempenhar muitas funções essenciais e conta com milhões de células especializadas nessa tarefa.

Uma das principais características do fígado é a sua alta capacidade regenerativa, que permite a doação “em vida” de transplantes, pois é possível retirar parte do órgão de um doador para implantar no receptor. A mãe ou o pai podem doar parte do fígado para o filho e, em semanas, haverá crescimento do órgão de ambos. Estima-se que o fígado tenha mais de 500 funções em nosso organismo, como:

- Processamento e armazenamento de nutrientes;

- Transformação de gorduras, açúcares e proteínas em subprodutos;

- Produção de moléculas indispensáveis, como a albumina;

- Manutenção da água no interior dos vasos, regulação do volume sanguíneo e transporte de substâncias como hormônios e medicamentos;

- Vitaminas A, B12, D e E e alguns minerais são armazenados;

- Diariamente, 500 a 900 ml de bile são produzidos pelo fígado e concentrados na vesícula biliar. A bile eliminada para o intestino funciona como detergente das gorduras, auxiliando na absorção de nutrientes.

- Fundamental na coagulação sanguínea;

- Conversão da amônia produzida no intestino em ureia. Se isso não acontecer, há sérios riscos de doenças neuropsiquiátricas graves;

- Há uma rede de defesa imunológica no fígado, servindo para filtrar microorganismos e impurezas.

A lista é grande, né? Por isso, é essencial cuidar da saúde desse órgão. A maioria das doenças hepáticas é silenciosa. Pacientes com hepatite viral C crônica podem permanecer assintomáticos por anos. Não há nervos no interior do órgão, então a dor é em outras áreas, como dor de cabeça, gosto amargo na boca, prisão de ventre e mau hálito. A causa mais comum é a hepatite, com riscos de haver gordura no fígado e lesões relacionadas ao consumo excessivo de álcool. O diagnóstico deve ser feito exclusivamente por um médico hepatologista, que irá analisar os sintomas, solicitando possíveis testes laboratoriais e exames de imagem. Os tratamentos devem ser orientados para as doenças específicas.

Fonte: Tudo sobre o Fígado - https://tudosobrefigado.com.br/seu-figado/