Design Sem Nome   2021 04 08T141727293

Confira app sobre doenças de pele negligenciadas, criado pela Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um aplicativo que contém diversas informações úteis para dermatologistas e profissionais da saúde: é o app “Skin NTDs “, que facilita a identificação de doenças negligenciadas da pele. Disponível em inglês, para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

É uma versão interativa, atualizada e intuitiva do Manual de Reconhecimento de Doenças Tropicais, lançado em 2018 pela OMS. No aplicativo, há informações sobre doenças como úlcera de buruli, hanseníase, micetoma, oncocercose, entre outras. Essa é uma ferramenta bastante útil aos dermatologistas. A pele é um órgão que exige atenção e deve estar sempre sendo verificada pelo paciente.

Com o app, são fornecidas informações e imagens essenciais que facilitam a identificação de doenças.
Além disso, há orientações para o diagnóstico e complementação laboratorial básica necessária. É uma tecnologia que contribui muito para auxiliar profissionais de saúde. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) resolveu apoiar a divulgação desta plataforma, vendo-a como um mecanismo que contribui para fortalecer a dermatologia. As funcionalidades estão nos três ícones para acesso na página inicial: “Skin NTDs”, “Diagnosis” e “Information”. Na seção “Skin NTDs”, é possível consultar a partir de uma lista com 12 itens, as doenças, suas descrições, fotos e um mapa mostrando onde há mais casos em cada uma delas.

Em “Diagnosis”, é possível saber mais sobre os sinais que aparecem na pele, como caroços, úlceras, membros edemaciados e manchas, como é a aparência deles em cada uma das doenças, por meio de fotos. Pode-se ver, também, a distribuição desses sintomas em cada uma das doenças através de desenhos ilustrativos. Há, também, mais duas funcionalidades para diagnóstico, em que se pode selecionar o tipo de sinal que está aparecendo na pele, qual a quantidade e a sua aparência. Serão exibidos, então, os possíveis resultados. A segunda funcionalidade é auxiliar o usuário com informações sobre esse grupo de doenças.

Em “Information”, há explicações sobre a pele, o propósito do guia, o seu público-alvo e links de acesso a páginas de interesse. Sem dúvidas, é uma ferramenta que vem para agregar na dermatologia. Baixe o app e cuide-se!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia