Promo Instagram Instagram Square Post 28

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para problemas que podem afetar a qualidade de vida da mulher

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),chama a atenção para problemas dermatológicos recorrentes entre a população feminina e que não devem ser subestimados: acne, melasma e queda de cabelo são os principais exemplos. Apesar de serem manifestações de alta prevalência, são problemas que exigem atenção e tratamento, pois podem impactar significativamente a qualidade de vida da mulher.

A perda de cabelo, por exemplo, está entre uma das principais queixas relatada nos consultórios Pesquisas científicas sobre o tema vêm evidenciando a repercussão desse problema no dia a dia das pacientes, como conflitos sociais e psicológicos dolorosos. A autoimagem é fundamental para construir uma postura de confiança e aceitação. Quando há essa insatisfação, existe o risco de que a saúde mental seja afetada, levando até mesmo a quadros de depressão, o que interfere na vida profissional e social da paciente.

A calvície feminina ocorre devido a diversos fatores, desde a desregulação hormonal até a presença de fatores genéticos e hereditários. A condição modifica o ciclo natural de desenvolvimento dos folículos pilosos, causando o afinamento dos fios ao longo do tempo. O couro cabeludo começa, então, a ficar cada vez mais aparente. Tanto a queda acentuada de cabelo quanto o rareamento dos fios são sinais de alerta e, nesses casos, é essencial buscar ajuda. Há produtos de uso tópico e diário que estimulam o crescimento adequado dos fios, bem como medicamentos sistêmicos. Serão investigados, também, outros problemas como a deficiência de nutrientes e distúrbios da tireoide.

As doenças de pele, por sua vez, são outro motivo de transtorno para muitas mulheres. Inúmeras pacientes relatam rotinas exaustivas de uso de maquiagem, com o objetivo de esconder acne e/ou melasma. A preocupação em disfarçar esses incômodos ocupa um tempo considerável na rotina de muitas mulheres, especialmente quando as manifestações afetam a face. Nesses casos, é nítida a repercussão negativa.

Para evitar transtornos, o acompanhamento dermatológico faz toda a diferença, prevenindo e tratando problemas já existentes, a fim de garantir a saúde da pele. A acne, apesar de ser comumente associada à adolescência, também afeta mulheres adultas, caracterizando-se por ser uma doença inflamatória que requer tratamento precoce para impedir o surgimento de cicatrizes e preservar a saúde mental da paciente. Em geral, o aparecimento súbito da acne ou a piora no quadro se relacionam com alterações hormonais ou uso excessivo de cosméticos.

Por fim, existem mulheres com manchas escuras no rosto, nomeadas como melasma, e que podem ser amenizadas. Para isso, é importante buscar ajuda do dermatologista, que irá indicar o melhor tratamento conforme cada caso: é comum a prescrição de cremes clareadores ou a realização de procedimentos como o uso de lasers ou aplicação de peeling. Independente do tratamento estabelecido, é imprescindível o uso diário de protetor solar com cor.

O melasma surge, principalmente, na região da testa, têmporas, maçãs do rosto e nariz. No geral, o seu aparecimento é provocado pela exposição excessiva ao sol, associada à influência hormonal. Há, ainda, fatores genéticos envolvidos nesse processo. A apresentação do melasma costuma ser superficial, afetando apenas a camada superior da pele. Porém, quando atinge camadas mais profundas, será mais resistente à linha terapêutica.

Acne, melasma e calvície feminina são problemas que geram grande demanda no atendimento dermatológico. Essas condições têm efeitos cosméticos e psicológicos desagradáveis, que não podem ser negligenciados e precisam de acompanhamento adequado. Caso contrário, podem afetar completamente a qualidade de vida das pacientes.