Setembro Verde

Alimentação saudável: um sonho possível para os brasileiros?

 

Já pensou em um Brasil no qual todas as pessoas se alimentam melhor? E que tal um país em que, desde cedo, as crianças aprendem sobre a importância de comer frutas e hortaliças? Ou, ainda, um lugar onde o hábito de plantar é uma prática? Essa realidade, apesar de distante, está cada vez mais próxima, pois várias iniciativas estão ocorrendo para conscientizar sobre a importância da alimentação saudável.

Em 2017, esse foi justamente o tema do Setembro Verde, com o objetivo de disseminar informações e promover vivências capazes de incentivar a produção e o consumo de frutas e hortaliças no mundo todo, aproximando a população dos produtores locais. Para dar voz a essa ação, diversos restaurantes, na época, aderiram à causa por meio da criação de pratos exclusivos, em que as hortaliças se destacaram. Desde então, instituições de ensino, nutricionistas, horticultores e iniciativas público e privadas vêm apoiando ainda mais essas ações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer 400g de frutas e hortaliças diariamente. Parece pouco, mas a maioria não chega nem à metade. No Brasil, apenas uma em cada três pessoas consome frutas e hortaliças, cinco dias por semana. Além disso, mais da metade da população está acima do peso recomendado, aumentando 61,8% o número de brasileiros diagnosticados com diabetes nos últimos 10 anos. Ainda assim, é possível transformar essa realidade e comer melhor, por isso junte-se ao movimento!


Print