Outubro Rosa Da Herter

Câncer de mama foi o tumor mais diagnosticado do mundo em 2020

Segundo o levantamento colaborativo realizado pela American Cancer Society (ACS) e a International Agency for Research on Cancer (IARC), os números de diagnóstico de câncer de mama ultrapassaram, pela primeira vez, os de câncer de pulmão. Assim, esse tipo de tumor se tornou o mais incidente sobre a população mundial.

Os dados do Global Cancer Statistics 2020 evidenciam que uma em cada 5 pessoas ao redor mundo apresentam algum tipo de câncer no decorrer da vida, estimando que, somente em 2020, foram diagnosticados 19,3 milhões de novos casos de câncer. Foram registrados, no ano passado, ao menos 10 milhões de mortes relacionadas a algum tipo de tumor. Porém, o que chamou atenção foi o aumento expressivo na incidência do câncer de mama, apresentando um percentual de 11,7% de todos os novos diagnósticos de câncer no mundo.

Apesar do aumento na incidência, o câncer de mama não obteve maior taxa de mortalidade, sendo responsável por apenas 6,9% dos óbitos. Para os autores do estudo, o crescimento no número de casos pode estar relacionado às mudanças no estilo de vida, que impactaram os fatores de risco da doença, como excesso de peso, sedentarismo, consumo de álcool, gravidez tardia e menor período de amamentação. Os autores também alertam para o fato de que as taxas de incidência estão maiores em países onde historicamente foram baixas. Eles também enfatizaram a discrepância nas taxas de incidência e mortalidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A taxa de incidência é de 29,7 para cada 100.000 habitantes em países em desenvolvimento e de 55,8 nos países desenvolvidos. Com relação à mortalidade, ela é de 15 para cada 100.000 habitantes nos países em desenvolvimento e de 12,8 nos desenvolvidos. De acordo com os autores, isso está provavelmente associado ao fato de que os diagnósticos, em países mais pobres, costumam ocorrer somente quando os tumores já estão avançados. Assim, é urgente a promoção de campanhas de conscientização, visando ao diagnóstico precoce da doença e consequente redução nos índices de mortalidade.


Print