Dezembro Laranja

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, desde 2014, realiza o Dezembro Laranja. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, com diversas ações para informar a população sobre os cuidados preventivos.

O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente em nosso país: são, em média, 180 mil novos casos por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos anuais. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são próximas de 90%. Neste ano, as campanhas de conscientização serão exclusivamente no formato digital por causa da pandemia, recebendo o lema “câncer de pele é coisa séria”, com a conscientização sendo necessária desde a infância.

Os hábitos de exposição solar, quando somos crianças, influenciam a saúde do envelhecimento da pele e até mesmo o surgimento do câncer de pele na fase adulta. Por isso, os pequenos devem receber todos os cuidados, como a fotoproteção adequada, o uso de chapéus e óculos de sol, evitando a exposição solar. Quando ocorre de forma exagerada e desprotegida ao longo da vida, essa exposição aumenta significativamente os riscos de desenvolvimento da doença.

Existem pessoas mais propensas ao câncer de pele, principalmente se os olhos, tom de pele e cabelo são claros. O histórico familiar também influencia, bem como a presença de pintas e sinais ao longo do corpo. Esse grupo precisa de uma avaliação ainda mais frequente do médico dermatologista.

Sempre fique atento com pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam, pois podem ser indício do câncer de pele. O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces. Ao notar algum sintoma diferente, agende sua consulta. Converse com seus filhos, sobrinhos, amigos e demais familiares sobre as medidas preventivas. Ensine-os a se prevenir e cultivar hábitos saudáveis, evitando um possível surgimento da doença no futuro.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia